Loading...

Chorinho de riacho e outros poemas para cantar

Neusa Sorrenti

Os poemas simples deste livro falam da vida de crianças de pequenas cidades brasileiras: suas experiências, seus sonhos, seu jeito de ver a natureza, a tristeza, a alegria…

Jogo limpo

Angela Carneiro

O apelido Manteiga Derretida, que o distanciava dos amigos e o fazia chorar mais ainda, aproximou Eduardo de seu avô. Através de conversas e do contato com outras situações, Eduardo começa a enxergar outras possibilidades para enfrentar o sofrimento e o isolamento, causados por seus constantes choros.

Vida da gente

Fernando Bonassi

O livro é uma seleção de crônicas publicadas no suplemento Folhinha, do jornal Folha de São Paulo. O assunto principal desses textos é a necessidade de as crianças também aprenderem a ler criticamente o mundo, convivendo com diferentes realidades e as respeitando, exercendo a cidadania.

Apenas diferente

Anna Claudia Ramos

Nicolau é um menino estranho aos olhos dos outros, porque gosta de ler, de escrever, de ficar sozinho, além de quase não sair de casa. Seu irmão Ariel, ao contrário, é alegre, brincalhão, está sempre na rua, tem vários amigos. A comparação entre o “normal” e o “esquisito” é inevitável...

As pombas

Chiquinha Gonzaga

Clayton Junior, ilustrador, recria a música de Chiquinha Gonzaga em forma de desenhos. O livro traz também uma biografia da artista.

Tarzan (o filho do alfaiate)

Noel Rosa e Vadico

A letra da música de Noel Rosa e Vadico é recriada por Rafael Silveira, que interpreta, por meio de desenhos, o poema. Ao final, uma biografia de Noel Rosa ajuda o leitor a conhecer a história do músico e de sua canção.

Música

Raquel Coelho

A história da música é contada por meio de um texto informativo e ilustrações montadas em diversos materiais - sucata, papel, tecido. O livro aborda também um pouco de cada ritmo e as influências sofridas pela música brasileira ao longo da história.

Verdes versos

Dionísio Jacob

Através de versos, o livro desperta a observação mais consciente e sensível da natureza, fazendo o leitor olhar de forma diferente para questões do cotidiano, além de descobrir novas palavras e brincadeiras, sempre com humor e com reflexões sobre a vida.

As aventuras do marujo verde

Glaucia Lemos

Alberto Pena é um papagaio brasileiro que se salva de um naufrágio, graças à Valderez, uma enorme baleia. Dessa amizade, surgiram aventuras pelas ilhas do Pacífico e do Índico, em que a baleia e o papagaio conhecem flores carnívoras, animais exóticos, culturas bem diferentes.

Poemas malandrinhos

Almir Correa

Este livro trabalha os sentimentos da criança, por meio de rimas, sons, ritmos e imagens.

A poesia é uma pulga

Sylvia Orthof

O livro traz situações do cotidiano infantil, em poemas que brincam com rimas e sons, ritmos e imagens.

Jacaré não manda carta

Julieta de Godoy Ladeira

Descubra como Paco se perde e aparece no poluído rio Tietê, em São Paulo. Será que ele consegue voltar para casa? Leia para saber!

O jogo de não jogar

Julieta de Godoy Ladeira

O livro conta uma aventura fantástica envolvendo um cachorro e um gato que ensinam às crianças um jogo diferente — o jogo de não jogar nada fora desnecessariamente.

A arte dos quadrinhos

Raquel Coelho

O livro mostra o surgimento e a evolução dos quadrinhos, até os dias de hoje. Com atenção especial para a linguagem característica das histórias em quadrinhos, o texto trata dos primeiros heróis dessas histórias, dos diversos estilos, da importância cultural e econômica dessa arte popular no mundo inteiro.

Quem sabe onde mora a Lua?

Glaucia Lemos

Uma mulher queria saber onde morava a Lua, já que não a estava vendo no céu. Perguntou para a mata, para o rio, para a montanha… Quando chegou ao mar, descobriu o segredo da Lua e ainda teve uma surpresa.

O emprego da Lua

Victor de Louis Stutz

A Lua fica entusiasmada com as informações que um cometa lhe dá sobre a beleza do nascer do Sol e decide ir conhecê-lo. Órion, o gerente do céu, tenta impedi-la com ameaças. Mesmo assim, a Lua parte para conhecer o astro. O encontro dos dois gera uma grande e divertida confusão.

O pinto pelado no reino dos trava-
-línguas

Paulo Netho

História sobre a perseguição de um frango, cujo enredo apresenta trava-línguas que geram situações cômicas e amalucadas.

Brincadeira de roda

Denise Rochael

O texto curto e bem simples fala de brincadeiras tradicionais de roda: miudinho, corre-cutia, pega-rato, cirandinha...

Um avião e uma viola

Ana Maria Machado

Este livro brinca com palavras e expressões de sons semelhantes e sentidos diferentes.

Advinhas e trava-línguas

LIBSA

Este livro ilustrado traz adivinhas em rimas e trava-línguas divertidos para você brincar com os seus colegas.

Amigos do peito

Cláudio Thebas

Poemas que mostram o dia a dia de uma criança, desde a hora em que ela acorda até a hora de dormir. A casa, a escola, a vizinhança, o irmão menor, os amigos são alguns temas deste livro. Inclui CD.

Lixo – Problema nosso de cada dia

Neide Simões Mattos e Suzana Facchini Granato

Você tem ideia da quantidade de lixo que produz por dia? Nesse livro, você vai encontrar soluções criativas para reutilizar o que geralmente é descartado e vai ter um monte de ideias para contribuir com o futuro do planeta.

Os dez amigos no campo

Anna Göbel

Imagine um grupo de amigos que vai se juntando e se divertindo enquanto passeia pelo campo... O que será que eles vão aprontar?

Tô dentro, tô fora...

Alcy

É ao mesmo tempo uma brincadeira e um livro. De forma divertida, esse livro de imagens mostra dentro ou fora, direita ou esquerda, na frente ou atrás, em cima ou embaixo, subindo ou descendo.

Coleção Brincadeiras

Denise Rochael

Você pode descobrir muito mais sobre brincadeiras populares lendo esta coleção de quatro livros.

O tiro da bruxa – postura correta, corpo saudável

Laís Cristina Almeida

“Tiro da bruxa” quer dizer dor aguda na coluna. O livro conta a história de João Tortinho.

A Revolução Farroupilha (1835-1845)

Edu Silvestre de Albuquerque

A guerra civil mais longa do Brasil é contada aqui pelo autor de forma clara e objetiva, em uma narrativa envolvente.

Ilê Aiê um diário imaginário

Francisco Marques

Em um diário imaginário, um homem africano relata suas experiências de vida, desde quando vivia em Angola, passando por sua viagem para Pernambuco em um navio negreiro, depois na Bahia, em Minas e em São Paulo, até chegar a uma favela no Rio de Janeiro atual.  

Tendy e Jã-Jã e os dois mundos na época do descobrimento

Maria José Silveira

Tendy, uma indígena tupiniquim, e Jã-Jã, um órfão francês que foi deixado na costa brasileira para aprender a língua dos nativos e depois servir de intérprete, são as personagens que representam o encontro entre duas culturas.

Família (Coleção Todo Mundo Tem)

Anna Claudia Ramos e Ana Raquel Pereira

Esse livro faz parte de uma coleção na qual cada tema é tratado em suas diferenças: jeitos de ser, de fazer, de sentir, de viver.

Miroca e seu cuco caduco

Juciara Rodrigues

Depois de entrar em pânico porque seu relógio quebrou, Miroca descobre que a vida pode ser muito gostosa se tivermos tempo para os pequenos prazeres que ela nos oferece.

Apostado!

Fanny Abramovich

O livro mostra uma turma de crianças que sempre competia entre si para provar quem eram os mais espertos: os meninos ou as meninas. Até que, no final do ano, uma gincana entre as classes conseguiu unir aquela turma como nunca..

O dia de ver meu pai

Vivina de Assis Viana

Esse livro é um relato singelo de uma criança sobre a separação dos pais.

Casas

Roseana Murray

Casa maluca, casa do céu, casa de avó, casa mal-        -assombrada, casa de vizinho, casa de índio, caverna, casa de amigo... essas são algumas das casas descritas, em forma de poema, neste livro.

Casa (Coleção Todo Mundo Tem)

Anna Claudia Ramos e Ana Raquel

A Coleção Todo Mundo Tem foi criada para falar das diferenças. Esse volume, por exemplo, trata dos diversos tipos de casa existentes.